Notícias

Aluguel deve ser de até 30% da renda e incluir condomínio e taxas.

25/02/2019 - Mercado Imobilíario

noticias

Na escolha do imóvel para alugar, o futuro morador precisa encontrar uma faixa de preço que se adéque ao orçamento familiar. Além disso, é importante avaliar que os custos não ficam só no aluguel em si. Existem despesas como taxa de condomínio, IPTU, contas de água e luz, entre outras, que devem ser levadas em consideração na hora de tomar essa decisão.
A HORA DA ESCOLHA
Em algumas situações é interessante morar mais próximo do trabalho, entretanto a região pode apresentar uma valorização em relação às áreas mais afastadas. Isso porque, atualmente, o custo de um aluguel residencial oscila entre 0,4% a 0,8% do valor total do imóvel. Esse percentual está compatível com o atual cenário do mercado. Antes, o valor da locação era calculado sobre 1% do valor do bem.
Qual o percentual ideal?
Recomenda-se que o percentual gasto com o aluguel não seja superior a 30% do seu salário líquido, ou seja, pouco menos de um terço da sua renda mensal estará comprometida com a moradia. Trata-se do limite ideal para que o inquilino possa arcar com as despesas de locação pelos 12, 24 ou os 30 meses do contrato.
Quem quer aprender a calcular quanto pagar de aluguel sem comprometer a renda deve considerar que muitos fatores influenciam o preço dos aluguéis – localização, proximidade com terminais de ônibus, estado de conservação do imóvel, mercado imobiliário aquecido, lei da oferta e da procura, entre outros. Será fundamental um controle dos gastos.
Como calcular quanto pagar de aluguel?
Antes de saber como calcular quanto pagar de aluguel sem comprometer a renda é preciso calcular a sua renda. Adicione ao valor do seu salário mensal qualquer renda extra sua e do cônjuge, se ele ajudar na despesa. Divida o valor do aluguel pela sua renda do mês e multiplique esse resultado por 100 para obter a sua renda como uma porcentagem do valor total. Se esse valor for inferior a 30%, tudo bem, mas se for superior, repense se esta é uma boa opção.
Leve em consideração os reajustes
O valor dos aluguéis é reajustado de acordo com a realidade da economia brasileira. Em médio e longo prazos os ajustes não são muitos exagerados. O que tem validade é o que está no contrato – deve ser corrigido de acordo com índice o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M).

Outras Notícias

Caixa reduz juros dos financiamentos imobiliários

Caixa reduz juros dos financiamentos imobiliários Banco também unificou taxas cobradas para diferentes faixas de renda; em duas ou tr&e...

PAGAMENTO DE DÍVIDAS PODERÃO SER REPARCELADAS

Os contribuintes que possuem débitos com a Prefeitura de Piracaia poderão aderir ao Programa de Pagamento Incentivado (PPI), que oferece...

REGRAS PARA O FINANCIAMENTO PELO MINHA CASA MINHA VIDA

Conheça as regras para o financiamento pelo Minha Casa Minha Vida O programa foi responsável por 77% dos lançame...

VALORIZAÇÃO DE IMÓVEIS

Se você vai comprar/vender uma propriedade , saiba que alguns fatores influenciam na valorização de imóveis. Entender isso ...

Caixa dará desconto de até 90% em dívidas para reabilitar consumidores

Economia Caixa dará desconto de até 90% em dívidas para reabilitar consumidores O banco público espera obter, pelo meno...

Sinais de melhora no mercado de imóveis comerciais

Sinais de melhora no mercado de imóveis comerciais A vacância de condomínios logísticos de alto padrão em S&ati...

COMO FUNCIONA O PROCESSO DE REGULARIZAÇÃO DO IMÓVEL NA PREFEITURA?

Compra, venda, construção ou transferência de imóvel por herança: qualquer uma dessas situações dema...

Saiba o que fazer para não cair em golpes na hora de comprar um imóvel

São muitos os detalhes que devem ser observados, tanto em relação à documentação quanto a dívidas ...

DIREITO À MORADIA: TODOS TÊM DIREITO A UM LAR

Casa, lar doce lar, “cafofo”. Todo mundo tem um para chamar de seu, não é? Infelizmente, não, e é sobre ...

Segmento de baixa renda está pronto para a reação

Terrenos, capacidade instalada e capital para investimento estão disponíveis. Só falta crédito ao consumidor El...